Arinto Branco 2011

Date

2011

Category
Branco
Sobre o Vinho

O centro de origem desta casta é Bucelas, na região oeste, sendo que é considerada uma das melhores castas brancas nacionais. De reconhecida excepcionalidade devido à sua elevada acidez e capacidade de produzir vinhos com muito boa aptidão para envelhecer, encontra – se entre as castas de maior expressividade em Portugal.

Prémios & Menções

“Boa compra” - Revista de Vinhos

Cor amarelo ligeiramente dourada. Com notas cítricas mais redondas, a tender para alguma oxidação positiva, tropicalidade, ligeira farmácia, toque mineral e salino. Ainda em grande forma no seu bouquet. Ligeira acidez que trocou por maior complexidade, reaparece a oxidação sob forma suave compota sem exagerar, mais estrutura, mais volume na boca que quase cola na bochecha.
Clube de Vinhos Portugueses, 17,5/20 pontos
TIPO

Vinho Branco

REGIÃO

Estremadura

SUB-REGIÃO

Lourinhã

CLASSIFICAÇÃO

Vinho Regional Lisboa Branco

COLHEITA

2011

CLIMA

Atlântico

SOLO

Franco-Argiloso e Aluviossolos Modernos

CASTAS

Arinto

VINIFICAÇÃO

Prensagem suave, defecação estática pelo frio e fermentação a temperatura controlada de 15ºC

ANÁLISE

Álcool 12,5 %; pH 3,11; Acidez Total 6,8 g/l Ác. Tartárico

COR

Amarelo citrino

AROMA

Floral e frutado, com notas citrinas; mineral

PALADAR

Fresco, com excelente equilíbrio de álcool e acidez e final longo

CONSERVAÇÃO

Deitado, a temperatura constante de 17ºC

CONSUMO

À temperatura de 9ºC

GASTRONOMIA

Recomendado para pratos de peixe e marisco

Descrição

Encontra na Quinta do Rol, as manhãs nubladas, as tardes moderadamente quentes e noites frescas, condições que favorecem a casta, permitindo a obtenção de vinhos com elevados atributos qualitativos.

 

Apresenta cor amarelo citrino, no aroma revela – se mineral e frutado, com particular destaque sobre as sensações olfactivas que remetem a citrinos, evidenciando ainda assim, alguma tropicalidade.

Na prova, apresenta – se fresco e mineral, com excelente equilíbrio de acidez e álcool, bem estruturado e com final prolongado.

 

Vinho acompanhado harmoniosamente por peixes e mariscos, deverá ser servido frio. De identidade vincada e multifacetada, perfila – se passível de ser degustado do ambiente mais requintado, ao mais tranquilo e sossegado.

Ficha Técnica